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Como montar uma loja virtual



Com a expansão da internet e dispositivos mobile, expandiram-se também diversos nichos dos mais diversos segmentos no comércio online. Apesar do comércio online já ser uma realidade para a maioria das pessoas, no que diz respeito à montar seu próprio negócio na internet, esse mercado ainda é cheio de dúvidas e mitos que tentaremos esclarecer ao longo desse artigo. Para você que pretende montar uma loja virtual, segue abaixo um vídeo bastante esclarecedor sobre o assunto.
                   
                        

Como se pode notar, uma loja virtual possui custos muito inferiores em relação à uma loja física, mas se não houver investimento e/ou dedicação em Marketing Digital e técnicas de SEO para posicionar seu site no Google e demais buscadores, de nada adiantará ter a melhor loja com os melhores produtos, pois quem não é visto não é lembrado.


Como desenvolver uma boa estratégia de Marketing Digital

Um dos principais erros de muitas empresas, é investir em spam tentando "empurrar" os produtos para o cliente, que por sua vez nem se dará o trabalho de visualizar o anúncio. É necessário antes de mais nada criar conteúdo de valor para o cliente, apresentar à ele um produto que irá satisfazer seus anseios, ou que seja até mesmo uma solução para seus problemas e necessidades.

Não existe fórmula mágica para prosperar na internet, pois assim como no mercado físico, é necessário análise das demandas no mercado e quais nichos explorar, e em seguida como criar conteúdo de valor para mostrar ao cliente que esse produto será útil à ele.

Para entender melhor sobre o que é Marketing de Conteúdo, basta parar pra pensar sobre como chegou até esse site: você procurou por uma informação específica e chegou ao meu blog. Um exemplo bastante comum atualmente são os blogs e perfis nas redes sociais de celebridades como as panicats, cuja imagem é o conteúdo para vender moda jovem feminina, além de produtos fitness. Para enterdermos melhor como funciona uma estratégida de Marketing de Conteúdo, segue um vídeo que explica  de maneira clara e simples sobre como isso funciona:





Engajamento nas redes sociais

Não basta apenas apresentar conteúdo ao seu público alvo, é necessário interagir com ele constantemente, e o melhor meio para isso são as redes sociais.

Além do velho e conhecido Facebook, é necessário investir também nos aplicativos Instagram e WhatsApp que vêm ganhando cada vez mais mercado. Para isso, aconselho acessarem meus artigos sobre Como Turbinar suas vendas através do Instagram e também Como Multiplicar Suas Vendas Através do WhatsApp.

Seguem abaixo alguns vídeos que explicam em detalhes como ter um bom relacionamento com seus clientes através das redes sociais:




Como otimizar seu e-commerce através de técnicas de SEO (Search Engine Optimization)

Em português, o termo SEO significa Otimização para Sites de Busca. Na prática, SEO significa se utilizar de técnicas para melhorar a posição do seu site no Google (maior motor de buscas da internet) e fazer com que a página tenha mais visibilidade. Consequentemente, mais visitantes.
Há dezenas de técnicas para fazer com que um site melhore a posição nos mecanismos de busca. São ações que o Google leva em conta na hora de decidir qual site aparece na primeira página das buscas. 
Para mais informações sobre esse assunto, aconselho acessar o site da Agência Mestre e assistam esse vídeo logo abaixo:



Qual plataforma utilizar? Como contratar um bom webdesigner para minha loja virtual?

Agora que já tem uma idéia mais madura sobre como funciona o comércio online, chegou a hora de definir qual webdesigner ou empresa contratar, e qual será a plataforma utilizada. Todos esses fatores irão afetar diretamente no custo final de sua loja, por isso iremos apresentar alternativas viáveis para todos com os melhores preços encontrados no mercado.

Loja Virtual Magento

A Plataforma Magento é o que há de mais avançado em termos de e-commerce em todo o mundo. É totalmente diferenciado não somente em termos estéticos, como também funcionais, e pode ser acessado através de qualquer computador ou smartphone, pois ele se adequa perfeitamente. Para efeitos comparativos, a diferença de uma Loja Virtual Magento para uma loja comum é como se compararmos uma TV de alta definição com as mais antigas, de sinal analógico.

Vantagens da Plataforma Magento:

  • Possui os mais variados e avançados que uma plataforma de loja virtual pode oferecer, inclusive módulos adicionais que podem personalizar sua loja virtual tornando-a única no mercado, muito à frente da concorrência;
  • Qualidade estética muito superior às lojas comuns;
  • Interface simples e amigável, de fácil acesso mesmo para pessoas mais leigas em informática;
  • Seu cliente poderá comprar através do próprio smartphone, ao contrário das demais plataformas que possibilitam apenas a visualização através destes. Esse é um grande diferencial frente à concorrência, pois hoje em dia as pessoas passam o dia todo junto à seu smartphone, ao contrário dos desktops e notebooks. Isso possibilita que ele compre imediatamente após ver seu anúncio nas mídias sociais e demais anúncios, e não somente após chegar em casa e ligar seu PC. Nesses casos o cliente muitas vezes nem lembra mais o que iria comprar ou qual o nome da loja;
  • Recursos avançados de SEO que diminuem os custos com anúncios e Marketing Digital, o que por si só já compensa no médio prazo o valor investido na plataforma;
  • Muito mais confiável em termos de segurança, estabilidade e proteção às informações da empresa e dos clientes;
  • Podem ser utilizados quantos meios de pagamento quiser, de modo que o cliente tenha a liberdade de escolher o que melhor agradar.

Qual forma de pagamento devo utilizar em minha loja virtual?

Atualmente, existem inúmeros gateways de pagamento como o PagSeguro, PayPal, Mercado Pago, BCash, entre outros. Dessa forma, é desnecessário explicar em detalhes cada um deles, e irei priorizar somente os com maior relevância no mercado.

  • PagSeguro: além de líder no mercado nacional, é sem duvida nenhuma a plataforma mais completa atualmente. Tem como vantagem também pesonalizar o pagamento com juros para o cliente, ou para o vendedor; além de poder parcelar em até 18 vezes. Tem como desvantagem os juros de 2,49% a.m. que nos parcelamentos acima de 3x fica acima de seu principal concorrente, o PayPal, além de demorar cerca de 15 dias úteis para o vendedor receber o dinheiro, o que pode comprommeter o capital de giro da empresa. Por trabalhar com cartões há também o risco de Chargeback;
  • Paypal: líder mundial no segmento, tem como diferencial juros mais baixos que o PagSeguro e a disponibilidade para saque em no máximo poucas horas após a venda. Tem como desvantagem oferecer apenas parcelamento sem juros para o cliente, o que obriga o vendedor à agregar os juros no custo final do produto, além de não trabalhar com boletos, e assim como o PagSeguro, também existe o risco de Chargebacks nas vendas por cartão de crédito;
  • Koin:  trabalha com métodos de pagamento pós-pago em lojas virtuais, onde o cliente paga com boleto somente após o recebimento da mercadoria. Eles assumem todo o risco de chargeback, inadimplência e até mesmo estelionato e cobram taxas que variam de 4 a 7%, e o lojista recebe em 30 dias após a compra. É sem dúvida uma plataforma inovadorae totalmente segura, mas que tem como desvantagem a impossibilidade de parcelar o valor da venda para o cliente.
Como podemos analisar, cada gateway de pagamento tem suas vantagens e desvantagens. Com isso, uma das vantagens das Lojas Magento é a utilização de quantos gateways preferir, dando ao cliente a opção de optar pelo que mais lhe agrada.

O que é Chargeback?

Basicamente, Chargeback é o termo usado para fraudes no comércio eletrônico, onde o portador do cartão de crédito pode ser tanto uma vítima de cartão clonado, quanto um fraudador agindo de má fé. Entretanto, há diversos meios para prevenir esses golpes. como explicado em detalhes no vídeo abaixo:




Quais as plataformas mais baratas pra criar minha loja virtual?

Para quem não tiver muitos recursos e não puder arcas com os custos de uma Loja Magento, aconselhamos à utilizar plataformas prontas e de excelente qualidade de empresas confiàveis como a Dotstore e a UOL HOST que são líderes no mercado nacional nesse segmento. Dessa forma, além de oferecerem um produto de qualidade, com certeza não deixarão à desejar em termos de assistência e atendimento ao cliente.


O que vender em minha loja virtual?

Atualmente, os segmentos de moda, vestuário e acessórios são os que mais se destacam no comércio eletrônico. Seguem abaixo alguns artigos descrevendos excelentes fornecedores para explorar esse nicho de mercado: