Inscrevam-se em nosso canal no Youtube e confiram nossas dicas de compras no Brás!

Como evitar golpes com cartão de crédito em vendas online

Com essa crise econômica, empresa nenhuma pode perder vendas, o que faz com que todos apelem às vendas online para expandir sua clientela. 

Entretanto, é fato que quanto mais você se expõe, mais você se arrisca, e isso é regra nos meios de pagamento online, devido aos chamados "chargebacks".


O que é Chargeback?



Conforme explicação no vídeo acima, Chargeback é o termo usado para fraudes no comércio eletrônico, onde o portador do cartão de crédito pode ser tanto uma vítima de cartão clonado, quanto um fraudador agindo de má fé. Entretanto, há diversos meios para prevenir esses golpes. como explicado em detalhes abaixo:

Análise de risco e documentações necessárias

Antes de concretizar uma venda, são necessários alguns procedimentos, como nos exemplos abaixo:
  • Evitar compras ou tentativas com cartões diferentes;
  • Ligar para o telefone fixo declarado pelo comprador para confirmar se o mesmo reside no endereço de instalação do mesmo;
  • Evitar fazer diversas vendas parceladas de valores altos para um mesmo cliente;
  • Fazer uma análise de crédito do cliente junto à instituições como o SPC/Serasa;
  • Sempre emitir nota fiscal da venda e enviar a mercadoria com aviso de recebimento AR;
  • Verificar o endereço de entrega atraves de aplicativos como o Google Street View para se certificar com o local onde a pessoa reside ou trabalha é condizente com o produto vendido;
  • Exigir do comprador cópias escaneadas de documentos como certidão de CNPJ (quando pessoa jurídica), RG, CPF e comprovante de endereço no nome da pessoa (luz, água, telefone ou internet fixa), e principalmente a fotografia do cartão, para se certificar que o cliente seja realmente o titular do mesmo. Se acaso o comprovante de endereço estiver no nome de outra pessoa, exija documentos do titular e que comprovem relação familiar com essa pessoa, ou contrato de aluguel;
  • Juntamente com os documentos acima mencionados, solicite uma cópia do documento conforme modelo abaixo, devidamente preenchido e com firma reconhecida em cartório. Esse documento, juntamente com a nota fiscal da venda, número de rastreio e Aviso de Recebimento AR dos Correios ou transportadora contratada, poderão ser apresentados à operadora de crédito responsável em caso de contestação de pagamento.

Compromisso de pagamento por cartão de crédito em vendas digitadas à distância

Eu, (Nome Completo), (nacionalidade), (estado civil), natural de (cidade onde nasceu), nascido em _/_/_, filho de (nome da mãe), portador da cédula de identidade RG (número do RG ), e CPF (número do CPF), residente e domiciliado na rua (endereço completo), sócio proprietário da empresa (quando for pessoa jurídica), inscrita no CNPJ (número do CNPJ), decreto para os devidos fins que todas e quaisquer compras que eu fizer na empresa (Nome de sua empresa), inscrita no CNPJ (CNPJ de sua empresa), localizada na rua (endereço de sua empresa), utilizando o cartão de número (número completo do cartão), bandeira (bandeira do cartão), com vencimento em _/_, do qual me declaro titular, serão consideradas válidas e livres de quaisquer contestações junto às operadoras de cartão de crédito, desde que a empresa fornecedora apresente a nota fiscal da venda e o número de rastreio fornecido pelos correios ou demais transportadoras contratadas para executar o serviço de entrega das mercadorias.

(cidade e data)

(Assinatura do cliente)

(nome completo do cliente)


Existe alguma forma de pagamento livre de golpes?

Um método de pagamento que tenho sugerido para todos os meus parceiros é o Koin, que é uma plataforma de pagamentos online totalmente onde o cliente paga no boleto somente após receber a mercadoria junto com o mesmo.

Entretanto, a Koin só autoriza o envio da mercadoria após rigorosa análise de crédito, pois a Koin funciona como uma financeira, que se responsabiliza totalmente em caso de golpe ou inadimplência. 

Para conhecer melhor esse método de pagamento, acesse o site www.koin.com.br

Trabalho com vendas no atacado, como vender utilizando o Koin?

Para fazer suas vendas no atacado, sugiro que monte uma loja virtual na plataforma www.lojaintegrada.com.br para cadastrar seus pedidos como se fossem uma única mercadoria, cuja descrição seria apenas o nome completo e a cidade do cliente comprador da mesma. A plataforma da Loja Integrada é a mais barata que aceita o método de pagamento Koin.
Para quem trabalha com vendas no atacado utilizando o WhatsApp essa é uma alternativa bem viável, pois o objetivo não seria expor essa loja na internet para os buscadores, mas sim cadastrar os pedidos dos clientes e direcionar somente à eles o link da mesma, para que efetuem a compra.